Deputados do PS preocupados com constrangimentos nas Urgências de Beja

O grupo parlamentar do PS está preocupado com os constrangimentos no acesso às Urgências do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, considerando que a situação demonstra como o atual Governo “desfez” a reorganização que estava em curso no SNS.

O assunto motivou a reunião que juntou, nesta segunda-feira, 19, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) com uma delegação do PS, que integrou os deputados Mariana Vieira da Silva, João Paulo Correia e Nelson Brito, acompanhados pelo autarca bejense Paulo Arsénio.

Em comunicado, o PS explica que os deputados ficaram a que os constrangimentos verificados nas Urgências de Beja entre as 20h00 e as 8h00 dos dias 16, 17 e 19 de agosto “foram provocados pela ausência de médicos no primeiro atendimento”.

“De acordo com a administração da ULSBA, o serviço é garantido exclusivamente por médicos prestadores de serviços que não estiveram disponíveis para assegurar os períodos noturnos”, acrescenta a nota.

Segundo a vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Mariana Vieira da Silva, citada no comunicado, “estava em curso uma reforma de reorganização do SNS, fundamental para a melhoria das condições e que agora é tempo do Governo reconhecer que desfez algo que estava bem feito”.

A deputada acrescentou que “foi retirada autonomia à direção-executiva do SNS, bem como capacidade de trabalho com os diferentes hospitais que era feita mensalmente na reorganização das escalas médicas, ajudando um hospital quando tem alguma carência de profissionais a encontrar alternativas para se manter aberto”.

 “Desmontar essas condições fez com que este ano o verão fosse mais difícil do que em anos anteriores e essa realidade está hoje a afetar os baixo-alentejanos”, concluiu.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima