Um total de 588 militares da GNR (427) e agentes da PSP (161) do distrito de Beja começaram a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado, 13, adianta ao “CA” fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI).
De acordo com o MAI, o processo de vacinação dos elementos das forças de segurança em Portugal, que abrangerá 10 mil militares da GNR e 10 mil agentes da PSP, vai decorrer “ao longo das próximas três semanas”.
“O início, nesta fase, do processo de vacinação de elementos da PSP e da GNR reconhece o papel das forças de segurança no combate à pandemia da Covid-19, colocando-as entre as prioridades de vacinação dentro das funções essenciais do Estado”, sublinha o ministério liderado por Eduardo Cabrita.
O MAI acrescenta que o planeamento deste processo de vacinação foi “elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP”, sendo coordenado pelo ministério.
“A ordem dos elementos a vacinar foi definida pela GNR e pela PSP, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direcção Geral de Saúde”, explica o MAI.
A vacinação dos militares e agentes do distrito de Beja será efectuada nos centros de saúde.