Covid-19. “Task force” de Odemira aprova medidas de ação

A task force criada pelo Governo para acompanhar a pandemia de Covid-19 no concelho de Odemira aprovou uma série de medidas de combate à doença, nomeadamente a continuação da testagem, reforço da vacinação, garantia de isolamento de doentes infetados, fiscalização nas empresas e dinamização de uma campanha de prevenção e intervenção.

As medidas foram aprovadas durante a reunião da task force realizada nesta quarta.feira, 28, liderada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, e que contou com a participação do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, e demais entidades envolvidas.

Segundo a autarquia, foi igualmente decidido que, a partir de segunda-feira, 3 de maio, o Balcão Único do Município irá apoiar “os cidadãos com mais de 65 anos, ainda não vacinados, a agendar a vacinação”.

Também a partir de segunda-feira o Centro de Testagem de São Teotónio, localizado no Parque de Feiras e Exposições da localidade, “estará disponível para realização de testes gratuitos”.

A Câmara de Odemira acrescenta que, em paralelo e por determinação da Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral, “as empresas têm a obrigação de testar os seus trabalhadores, sendo essa testagem da responsabilidade dos próprios empregadores”.

Recorde-se que a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral determinou esta semana que “não poderão entrar ou permanecer trabalhadores ao serviço das empresas que apresentem sintomas respiratórios” e que “todos os novos trabalhadores que vão ingressar de novo numa empresa deverão realizar teste antes de iniciar funções, e repetido semanal ou quinzenalmente, segundo a evolução da situação epidemiológica e será realizado à responsabilidade da empresa”.

A autarquia revela ainda que para garantir o alojamento de cidadãos que não têm a possibilidade de realizar em casa o isolamento em caso de doença Covid-19, “estão a ser articulados os meios necessários para a operacionalização de uma nova Estrutura de Apoio de Retaguarda”.

Já as ações da Autoridade para as Condições do Trabalho, em articulação com a GNR, “continuarão a ser realizadas junto das empresas, devendo passar da primeira fase pedagógica para uma segunda fase fiscalizadora”.

Em simultâneo, vai ser dinamizada uma campanha de sensibilização de prevenção, através da Equipa Integrada de Prevenção à Covid-19, que envolve a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Segurança Social, GNR, Alto Comissariado para as Migrações e Município de Odemira.

A campanha arranca nesta quinta-feira, 29, em São Teotónio, seguindo-se Longueira e Almograve (sexta-feira, 30), São Miguel (segunda-feira, 3 de maio) e São Teotónio (terça-feira, 4 de maio).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima