Covid-19. Câmara de Aljustrel e Governo analisam implementação de medidas preventivas nas minas

A Câmara de Aljustrel e o Governo analisaram a implementação “de medidas preventivas” da Covid-19 nas minas, que mantém a sua actividade apesar do actual Estado de Emergência.

A questão esteve em discussão na reunião por vídeo-conferência que juntou, na passada semana, o presidente da autarquia, Nelson Brito, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, responsável pela resposta à pandemia no Alentejo, Jorge Seguro Sanches, a inspectora directora da Unidade Regional Sul da ASAE, Ana Moura, e o novo coordenador de Saúde Pública do Baixo Alentejo, Mário Jorge Santos.

Segundo a autarquia, durante a reunião foi analisada a questão da implementação de medidas preventivas da Covid-19 nas minas, “sector económico que, pela sua dimensão, número de trabalhadores envolvidos e por ter mantido a sua actividade em período de Estado de Emergência, poderá estar mais exposto à pandemia”.

Na ocasião, o autarca Nelson Brito defendeu igualmente que fosse encontrada “uma solução” para o fornecimento de refeições aos “muitos trabalhadores deslocados que estão a trabalhar no concelho de Aljustrel, nomeadamente dos sub-empreiteiros afectos ao sector mineiro”.

O presidente da Câmara de Aljustrel espera que seja possível “encontrar condições dignas para que estas pessoas possam exercer o seu direito à alimentação e no escrupuloso cumprimento das regras e das medidas de prevenção para a Covid-19”.

Em simultâneo, o autarca propôs igualmente que, no âmbito do controlo da pandemia, “a descentralização da testagem à Covid-19 para o Centro de Saúde de Aljustrel”, que “apresenta condições de excelência, profissionais competentes e capacitados e que prestam o mesmo serviço em outras unidades de saúde da região”.

“Esta descentralização poderia ser importante, inclusive, para aliviar outras instalações hospitalares, colocando ao serviço dos aljustrelenses e da região um serviço essencial neste momento, tendo-se disponibilizado a Câmara de Aljustrel para apoiar em tudo o que for necessário”, conclui a autarquia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima