Covid-19: Almodôvar propõe encerramento de escolas do concelho

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Almodôvar solicitou às autoridades de saúde pública distritais o encerramento d as actividades lectivas presenciais em todos os níveis de ensino nas escolas do concelho a partir de segunda-feira, 18, devido à actual situação pandémica causada pela Covid-19.

Segundo o presidente da autarquia, António Bota, esta decisão foi aprovada de forma unânime pelos membros da comissão e decorre do facto de, de momento, Almodôvar contar com seis turmas em isolamento profilático (cinco no ensino preparatório e secundário e uma no jardim-de-infância), além de 21 professores do agrupamento de escolas, quatro motoristas do município e cerca de 20 colaboradoras “em isolamento”.

“Neste contexto, não me resta outra alternativa senão solicitar este fecho, por 15 dias, até que a situação actual se resolva por via da legislação sobre os dias de confinamento, sendo que avaliaremos a situação em duas semanas”, sublinha o edil almodovarense.

Na opinião de António Bota, “esta seria a melhor solução para o concelho”, uma vez que a nível escolar existem “problemas em garantir transportes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos”.

“Basicamente, [existem problemas] em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene”, acrescenta.

O autarca frisa ainda que o encerramento das aulas presenciais poderá evitar “o receio na comunidade”, “as redes de contacto casa-escola/ escola-casa” e “os receios dos professores, bem como entre os colaboradores”.

“Seria também um alívio para os responsáveis da saúde pública, pois diminuiríamos significativamente as probabilidades de propagação na comunidade estudantil, entre pais, colaboradores e motoristas. Além das suas famílias”, reforça António Bota.

Durante a reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil de Almodôvar foi ainda decidido disponibilizar todos os transportes municipais e logística à Saúde Pública, “para que possam utilizar se assim acharem necessário numa eventual acção de vacinação no concelho, com prioridade nos lares e IPSS’s”.

Recorde-se que no concelho de Almodôvar existem, de momento, 94 casos activos de Covid-19.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima