Concurso literário em Odemira promove igualdade de género

Livros - 'As três Marias'_foto de Jorge da Silva Horta

Estão abertas até 25 de agosto as candidaturas para a edição deste ano do concurso literário Três Marias, sobre a igualdade de género, promovido pela Câmara de Odemira.

Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa pretende incentivar a reflexão em torno da igualdade de género e vai premiar três obras inéditas, no estilo literário Conto.

A designação do concurso literário é uma homenagem ao livro Novas Cartas Portuguesas, da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, conhecidas como as “Três Marias”.

“O livro que denunciou a repressão e a censura do regime do Estado Novo”, assim como os incidentes que a sua edição desencadeou, em plena ditadura, “constituiu um momento de grande significado na luta pela igualdade no nosso país, tendo-se tornado a primeira causa feminista internacional”, evoca a Câmara Municipal.

As candidaturas estão abertas a todas as pessoas singulares, independentemente da sua nacionalidade, com idade igual ou superior a 18 anos.

Cada concorrente poderá apresentar até um máximo de duas obras, sendo que, para cada uma delas, deverá ser atribuído um pseudónimo diferente.

As três melhores obras de conto vão receber prémios de 2.000 euros (1º lugar), 1.000 euros (2º lugar) e 500 euros (3º lugar).

A entrega dos prémios será efetuada no âmbito das comemorações do Dia Mundial para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima