Um produtor português, outro espanhol, dois italianos e um brasileiro foram os vencedores da 12ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, promovido pela ACOS – Agricultores do Sul e pela Casa do Azeite, com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Segundo adianta a associação sediada em Beja, o azeite da Esporão S.A. venceu na categoria Frutado Verde Ligeiro, ao passo que na categoria Frutado Maduro venceu o azeite da espanhola Aceites Oro Bailen Galgom 99.
Nas categorias Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso as vitórias foram italianas, dos produtores Monini S.P.A. e Sabino Leone, respetivamente.
Já o produtor brasileiro Fazendas do Azeite Sabiá venceu na categoria Hemisfério Sul.
A 12ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja contou com a participação de cerca de 100 azeites concorrentes, tendo o júri sido presidido por José Gouveia, especialista em azeites.
A entrega dos prémios aos vencedores vai ocorrer durante a Ovibeja, a 29 de abril (sábado), pelas 13h00, no Auditório da ACOS, instalado no Pavilhão Terra Fértil.