Concelhias do Partido Socialista vão a votos

PS

As 14 concelhias do Partido Socialista no distrito de Beja vão a votos nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de outubro, com as atenções a centrarem-se em Almodôvar e Beja, as únicas onde existem duas listas candidatas.

Em Almodôvar, o autarca António Bota, que é o atual presidente da concelhia, recandidata-se a mais um mandato, tendo a oposição de Lucinda Jorge, que foi sua vice-presidente no município durante praticamente nove anos, até ao passado dia 5 de setembro.

Na altura, António Bota justificou o afastamento da então vice-presidente por “falta de confiança política”, depois de Lucinda Jorge ter decidido não integrar a sua lista à concelhia e liderar uma outra. “Ela tem esse direito, assim como eu tenho o direito em não confiar e retirar-lhe a confiança política” na Câmara Municipal, sublinhou.

Na resposta, Lucinda Jorge reiterou a sua intenção de “continuar como candidata” à Concelhia de Almodôvar do PS, face ao “apoio incondicional de todos os militantes integrantes da sua lista”.

Beja é a outra concelhia que conta com uma disputa a dois, com Rui Marreiros e Dinis Cortes a serem candidatos à sucessão de Paulo Arsénio.

Rui Marreiros é o atual vice-presidente da Câmara de Beja, tem como mandatário Arlindo Morais e assume liderar um “assumidamente” de “continuidade, acrescido das oportunidades de melhoria” identificadas “como necessárias e que passam por um modelo assente em dois pilares fundamentais: a partilha da presidência da concelhia e a delegação de responsabilidades em áreas chaves”.

Já Dinis Cortes, médico de profissão, é eleito na Assembleia Municipal de Beja e tem como mandatário João Sardica. A sua candidatura ambiciona “construir um projeto forte e credível que sirva o PS, os bejenses e Beja, apoiando e estimulando” sempre o executivo e autarcas eleitos na Câmara de Beja, “com lealdade e desinteressadamente”.

A restantes concelhias socialistas contam com apenas um candidato: David Carapinha (Aljustrel), Joaquim Rasgadinho (Alvito), António José Brito (Castro Verde), Júlia Baltazar (Cuba), Luís Pita Ameixa (Ferreira do Alentejo), Luís Martins (Mértola), Diogo Saraiva (Moura), Ricardo Cardoso (Odemira), Marisol Afonso (Ourique), Manuel Soares (Serpa) e David Borges (Vidigueira).

Em Barrancos o candidato será, provavelmente, Miguel Escoval, sendo previsível que as eleições para a concelhia sejam adiadas para novembro.

Após as eleições para as concelhias, realiza-se, a 5 de novembro, a eleição do presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, estando já confirmada a recandidatura de Nelson Brito.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima