O comércio local de Odemira movimentou “cerca” de 210 mil euros durante o Natal de 2021, revelam os números apurados no âmbito da campanha “Natal é no Comércio Local”, dinamizada anualmente pela Câmara Municipal local.
Segundo a autarquia, a campanha, que visa “dinamizar o comércio local e apelar ao consumo no concelho”, contou em 2021 com a participação de 155 comerciantes das várias freguesias, tendo os clientes recebido senhas de participação em função das compras realizadas.
O sorteio das senhas premiadas foi realizado a 14 de janeiro, no Edifício dos Paços de Concelho, em Odemira.
O primeiro prémio foi um vale de compras no valor de 1.500 euros e o segundo um vale de compras de 1.000 euros, enquanto o terceiro prémio consistiu num vale de compras de 500 euros.
Foram ainda sorteados vales de compras no valor de 250 euros (4º e 5º prémio), de 150 euros (do 6º ao 10º prémio), de 100 euros (do 11º ao 15º prémio) e de 50 euros (do 16º ao 20º prémio).
Os vales de compras atribuídos no sorteio deverão ser utilizados nos estabelecimentos do comércio tradicional do concelho que aderiram à iniciativa, até ao dia 31 de maio.
Em paralelo a esta campanha, a Câmara de Odemira promoveu o habitual Concurso de Montras de Natal, que contou com a participação de 30 comerciantes de todo o concelho e teve por objetivo “dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais atrativo durante a época festiva e apelando ao consumo no comércio local”.
A montra vencedora foi da loja “Born to be Alentejano/ Aquadrilos”, de Vila Nova de Milfontes, sendo que em segundo lugar ficou a loja “CoTradição”, em Odemira, e em terceiro a montra da loja da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, também em Odemira.
A autarquia adianta que o empresário da montra vencedora recebeu como prémio um vale de compras no valor de 1.000 euros, ao passo que o segundo e terceiro classificados receberam vales de compras no valor de 500 euros cada.
A Câmara de Odemira atribuiu ainda vales de compras no valor de 250 euros ao 4º e 5º classificados e cabazes de produtos locais aos comerciantes classificados entre o 6º e o 10º lugar.