Uma iniciativa exemplar

Sexta-feira, 4 Dezembro, 2020

Carlos Pinto

jornalista | director do "CA"

Se há imagens que valem por 1.000 palavras, também há – seguramente – gestos e acções que se revestem de muito maior importância que determinados discursos emproados e cheios de estrangeirismos que deixam transparecer enorme sapiência mas que, bem espremidos, não passam de uma mão-cheia de nada.
Vem isto a propósito de uma iniciativa dinamizada ao longo das últimas semanas por um grupo de voluntários de Almodôvar, que de forma desinteressada (mas dedicada), abdicando do conforto do lar e do seu tempo livre, se predispuseram a andar pelas bermas das estradas do concelho, recolhendo todo o lixo que encontraram [ver página 3 desta edição do “CA”]. Ao todo foram recolhidas perto de cinco toneladas de detritos, deixando estas acessibilidades mais limpas e com melhor ambiente.
Por isso mesmo, esta é, sem dúvida, uma iniciativa exemplar a todos os níveis. Desde logo no plano ambiental, mas, sobretudo, enquanto demonstração do que deve ser o espírito de uma comunidade.
Afinal de contas, é com acções desta natureza que se constrói uma sociedade melhor, mais justa e mais coesa. Com identidade e solidariedade. Uma sociedade onde o bem comum se sobrepõe aos interesses pessoais (muitos deles mesquinhos) e às conversas de café (e redes sociais) de quem nunca mexeu “uma palha” pelo próximo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima