O novo mapa autárquico

Quinta-feira, 3 Outubro, 2013

Carlos Pinto

director do correio alentejo

O novo mapa autárquico do distrito de Beja leva-nos a um “regresso ao passado”. Não no sentido pejorativo da expressão, mas apenas porque este volta a ser claramente pintado a vermelho com as cores do PCP/ CDU, que alcançou uma maioria significativa em presidências de câmaras face ao PS (que ainda assim foi o partido mais votado e o que mais mandatos garantiu). E se juntarmos aos 14 concelhos da região os quatro municípios do Litoral Alentejano que integram o distrito de Setúbal, a diferença entre comunistas e socialistas no que a maiorias diz respeito ainda aumenta mais.
Refreados os ânimos, que leitura devemos fazer destes resultados? Desde logo, importa sublinhar a capacidade que a CDU teve de aguentar o “choque” de 2009, conseguindo recuperar dois antigos “bastiões” e mantendo a maioria nas restantes seis câmaras onde já era poder. Também que o PS não fez o “trabalho de casa” que lhe era exigido, o que redundou na perda de Beja e Cuba para os comunistas. Como “consolação”, resta aos socialistas o reforço das maiorias em Aljustrel e Odemira e a reconquista de Almodôvar, à custa de um PSD (quase sempre coligado com o CDS) que teve uma noite para esquecer: perdeu a única autarquia onde era poder e viu o seu peso autárquico no distrito reduzido… a quase nada! Uma última palavra para o Bloco de Esquerda, agora praticamente “condenado” à inexistência autárquica, e para os movimentos independentes, que apenas conseguiram a maioria em quatro assembleias de freguesia.
Feitas as contas, o resultado é claro: o distrito de Beja “bipolarizou-se” completamente, com vantagem da CDU em detrimento do PS. Mas apesar desta maioria comunista, espera-se que nos locais onde todos se sentam à mesma mesa – comunidades e associações intermunicipais, sobretudo – haja capacidade de diálogo e cooperação e não um regresso aos maus velhos tempos do “quero, posso e mando”. Porque se assim for, alguns até poderão ganhar mas quem perde somos todos nós!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima