Azeitonas: mais que um aperitivo

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Maria Paes de Vasconcelos

nutricionista

As azeitonas são ingredientes sempre presentes em todas as casas e o seu sabor é muito requisitado. Mas será que sabe o que as tornam imprescindíveis para a saúde?
Estes pequenos frutos são bons fornecedores de ácidos gordos mono-insaturados e de fitoquímicos como os compostos fenólicos. Esta “gordura boa” das azeitonas permite que as membranas das células do organismo mantenham a fluidez necessária para a entrada e saída das várias substâncias apropriadas às suas funções. Além disso, vários estudos comprovam que os ácidos gordos mono-insaturados são também capazes de reduzir os níveis de colesterol “mau” e ajudar a manter o colesterol “bom”.
O ácido oleico perfaz 72% da gordura da azeitona e uma alimentação rica neste ácido gordo mono-insaturado diminui o risco de alguns tipos de cancro, bem como de doenças cardiovasculares. Este fruto também fornece alguns ácidos gordos saturados (16%) e poli-insaturados (12%), pois todas as gorduras são compostas por misturas de diferentes tipos de ácidos gordos.
A azeitona não é só azeite! Na realidade, apenas um quarto da parte comestível é composta de gordura. É por essa razão que pode estar presente com moderação na nossa mesa, seja como aperitivo ou para enriquecer massas ou saladas. O facto de ser um fruto faz com que a azeitona contenha também água e fibra alimentar, importante para o funcionamento do intestino.
Outro dos benefícios das azeitonas é o facto de fornecerem potentes antioxidantes, como a vitamina E e os compostos fenólicos. Estas moléculas neutralizam os radicais livres, altamente instáveis e oxidantes, protegendo da oxidação as células do nosso corpo. Confuso? Lembre-se que a vitamina C (antioxidante) do sumo de limão consegue evitar que fique castanha (por oxidação) uma maçã descascada deixada ao ar.
Estes deliciosos frutos devem fazer parte da sua alimentação desde bem cedo, mesmo antes da adolescência, e manter-se ao longo de toda a vida. Além do seu sabor inevitável, as azeitonas e os seus benefícios vão influenciar a nossa saúde em todas as idades.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima