CIMBAL debateu acessibilidades com ministro das Infra-estruturas

As acessibilidades “físicas e digitais” na região estiveram no centro da reunião, realizada esta segunda-feira, 15, por vídeo-conferência, entre o presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e o ministro das Infra-estruturas e Habitação.

Segundo comunicado da CIMBAL, durante a sessão o ministro Pedro Nuno Santos informou o autarca Jorge Rosa que está garantida a finalização do troço do IP8 até Beja até Junho de 2026, numa obra que será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O governante revelou igualmente que a futura circular à vila de Aljustrel “já tem destinada verba” e será concretizada “no âmbito do Plano Nacional de Investimentos” (PNI).

A par destas duas obras, o ministro Pedro Nuno Santos informou que a empresa Infra-estruturas de Portugal está “a proceder a manutenções e requalificação de estradas nacionais, tendo várias intervenções programadas para o Baixo Alentejo”, registando igualmente “as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27”.

Em relação à ferrovia, o ministro das Infra-estruturas e Habitação informou que o troço Casa Branca-Beja “já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025” e tendo “já com verba certa”, ao passo que no troço Beja-Funcheira se está “a fazer o estudo de viabilidade”, sendo de opinião “que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projecto para a obra”.

“Foi ainda tema da reunião o aeroporto de Beja e nas necessidades de boas ligações, e no facto do país ter em Beja uma excelente infra-estrutura à disposição”, acrescenta a CIMBAL.

Sobre as acessibilidades digitais, Pedro Nuno Santos transmitiu ao presidente da CIMBAL que o Ministério “já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infra-estruturas que cubram todo o Alentejo com fibra óptica”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima