Centro de Negócios de Aljustrel “aberto ao mundo”

Câmara de Aljustrel - Centro de Negócios (junho 2023)

O Centro de Negócios de Aljustrel já está “na reta final de construção”, seguindo agora para “a fase de acabamentos”, no sentido de ser “em breve” colocado “ao serviço do concelho, da região e do país.

O novo Centro Negócios está a ser edificado no sítio onde ficava o antigo matadouro municipal, representando um investimento de mais de um milhão de euros, comparticipado pelo programa operacional regional Alentejo 2020 e que visa “contribuir para a diversificação do tecido empresarial”.

A infraestrutura tem também como objetivo “estimular o empreendedorismo e atrair novos investimentos” para o concelho, nomeadamente “na área das start-ups”, contribuindo “para o aumento da competitividade” e ajudando “à fixação de população neste território”.

“Queremos que [o Centro de Negócios] seja um ponto de projeção de empresários para mundo, sobretudo na área digital, atraindo para aqui os chamados ‘nómadas digitais’”, afirma o presidente do Município de Aljustrel, Carlos Teles.

O autarca acrescenta que a nova infraestrutura “vai ser posta ao serviço da população, tanto a residente como àqueles que queremos atrair, sobretudo no domínio digital”.

O novo Centro de Negócios de Aljustrel funcionará “como uma incubadora tradicional”, destinando-se àqueles “que necessitem de um espaço físico para desenvolver o seu negócio, mas também como uma incubadora partilhada, alojando numa só sala diversos postos de trabalho”.

O espaço será igualmente “uma incubadora virtual, permitindo a empresas terem a sua sede fiscal e outros serviços associados ao centro”.

Para tudo isto, o Centro contará com 13 gabinetes de trabalho, distribuídos pelos dois pisos, com uma área útil média de 40 m2 e separados entre eles por paredes amovíveis. O projeto contempla ainda um Gabinete de Apoio Logístico e Administrativo permanente, uma sala polivalente, salas de reuniões, um centro de Internet e biblioteca, entre outros espaços.

No local nascerá ainda uma nova artéria pedonal e rodoviária, que fará a ligação desta zona da vila ao Centro de Saúde e à Escola Secundária, acrescenta a autarquia.

Opinião

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima