O empréstimo a contrair pela Câmara de Castro Verde foi aprovado no passado dia 26 de Abril, em Assembleia Municipal, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e da CDU.
Na declaração de voto apresentada na altura, a CDU explica que apesar de ter “reservas relativamente a algumas opções políticas da proposta no que concerne a prioridades, montantes e calendarização de investimentos e também no que respeita ao total do empréstimo e à capacidade de endividamento do Município”, decidiu votar favoravelmente “por forma a não inviabilizar a actividade do Município, uma vez que um empréstimo deste montante e com o prazo de amortização previsto (20 anos) carece de aprovação de uma maioria qualificada de Assembleia, conforme previsto na Lei”.
Na mesma sessão, foram também aprovados o Relatório e Conta de Gerência relativos ao exercício de 2017 e a proposta de 1ª Revisão ao Orçamento e Opções do Plano de 2018, com os votos favoráveis do PS e a abstenção da CDU.
A maioria CDU na Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou ainda uma moção sobre a transferência de competências para as autarquias locais, que mereceu os votos contra do PS.
