Castro Verde vai ter Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde

Vai ser criada em Castro Verde uma Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde, que seja “capaz de unir esforços na defesa das reivindicações e direitos da população” nesta área.

A criação de uma Comissão Instaladora de Utentes dos Serviços de Saúde de Castro Verde foi aprovada na sexta-feira, 15, durante a reunião promovida pela Câmara Municipal para analisar o quadro de funcionamento do Serviço de Urgência Básico (SUB) da vila com órgãos autárquicos, entidades sociais, associativas e desportivas do concelho.

Os presentes acabaram por aprovar a constituição da comissão instaladora, formada pelos cidadãos António José Matias, António Manuel Brito e Joaquina Faustino, bem como pelos presidentes das quatro juntas de freguesia do concelho.

Segundo a Câmara de Castro Verde, durante a reunião foi ainda decidido “dar nota pública do sentimento de profundo desagrado geral da população do concelho” face aos “graves problemas agora presentes no SUB” e, “ao mesmo tempo, assumir profunda apreensão com as previsões existentes para esse serviço”.

Os presentes aprovaram ainda “apelar à senhora ministra da Saúde para definir rapidamente medidas concretas, duradouras e capazes para voltar a normalizar o funcionamento do SUB de Castro Verde, impedindo o quadro previsto de indesejável instabilidade”.

Na reunião foi igualmente anotado “o esforço da ULSBA [Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo] para, tanto quanto possível, normalizar a prestação dos serviços e resolver o problema entretanto surgido, nomeadamente no mês de dezembro”.

Em paralelo, foi decidido “incentivar a Câmara Municipal de Castro Verde e demais órgãos autárquicos do concelho, e dos concelhos vizinhos, para reforçarem a necessária reivindicação junto do Ministério da Saúde e manterem a sua disponibilidade para prestarem toda a colaboração à ULSBA e ao Ministério da Saúde, de modo a minimizar ao máximo este grave problema para os cidadãos do concelho de Castro Verde e demais concelhos”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima