Castro Verde prepara Estratégia Local de Habitação

A Câmara de Castro Verde anunciou esta quinta-feira, 27, que está a desenvolver a sua Estratégia Local de Habitação (ELH), documento enquadrado no 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Segundo a autarquia, o processo é dirigido a todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que tenham certificado de registo de cidadão comunitário ou título de residência válido no território nacional.

O objetivo é “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivam em situações habitacionais indignas e que não disponham de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional condigna”, acrescenta.

Nesse sentido, explica a Câmara Municipal, para o devido “levantamento e diagnóstico” para elaboração da ELH de Castro Verde “será essencial que todas as famílias residentes no concelho que se encontrem em carência habitacional, enquadrável nas condições habitacionais acima indicadas, e que não disponham de meios financeiros para fazer face a esta condição, se dirijam aos serviços sociais municipais ou à junta de freguesia”.

Em alternativa, poderão também comunicar a sua situação “através do preenchimento do formulário online destinado ao levantamento das necessidades habitacionais no concelho, disponível em https://forms.gle/tMs5bss3YCLyxLFX7”.

A Câmara de Castro Verde acrescenta que este trabalho de “identificação é fundamental para permitir que estas pessoas/famílias, caso cumpram os critérios previstos no Programa 1º Direito, sejam enquadradas em soluções habitacionais no âmbito da ELH de Castro Verde”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima