Castro Verde investe na reabilitação do património

Câmara de Castro Verde - visita DRCA Basílica (Março 2021)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, esteve nesta terça-feira, 30, no concelho de Castro Verde a convite do presidente da Câmara Municipal, António José Brito, numa visita que teve a reabilitação do património religioso local no “centro” das atenções.

Acompanhados pelo pároco Luís Miguel Fernandes, Ana Paula Amendoeira e António José Brito começaram por visitar a terceira fase das obras de requalificação da Basílica Real, um investimento superior a 50.000 euros, no âmbito do qual está a decorrer o restauro do coro alto e do nártex.

Durante a visita, a diretora regional de Cultura “reforçou a importância da Basílica Real de Castro Verde como um dos mais importantes templos religiosos do Alentejo, bem como a necessidade de uma maior atenção no sentido do investimento público”, revela a Câmara de Castro Verde em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, “promover a reclassificação da Basílica como monumento nacional é, segundo a diretora regional, outro dos objetivos a concretizar, dado o seu imenso valor cultural e patrimonial”.

A autarquia castrense recorda que, “em breve”, será adjudicada a empreitada de requalificação do teto pintado em madeira da Basílica, num investimento de 310.000 euros, financiado por fundos comunitários e com o apoio da Somincor.

Após a visita à Basílica Real, a comitiva deslocou-se a Entradas, onde visitou a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Esperança “para avaliação das próximas ações de recuperação” no exterior e interior de ambas as igrejas e “de futuros trabalhos de conservação e restauro”.

Segundo o autarca António José Brito, “o relevante avanço que neste mandato foi dado à reabilitação da Basílica Real é um exemplo de cooperação institucional e articulação entre entidades públicas” que “vai acentuar-se e prosseguir nos próximos anos em todo o concelho”.

Opinião

Napoleão Mira

16 de Abril, 2021

De olhos em bico III

Carlos Pinto

16 de Abril, 2021

Uma década de aeroporto

Carlos Pinto

1 de Abril, 2021

O elogio da agricultura

Vitor Encarnação

1 de Abril, 2021

Na minha estante

José Francisco Encarnação

22 de Março, 2021

Opções

Carlos Pinto

19 de Março, 2021

Um problema de futuro!

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima