A Câmara de Castro Verde inaugura neste sábado, 28, o monumento evocativo “50 Anos de Abril”, uma escultura da autoria do artista plástico italiano Ugo Nespolo que celebra “a liberdade e a democracia, traços maiores do 25 de Abril de 1974”.
A escultura vai ser instalada junto à rotunda do Minério, em Castro Verde, e vai ser inaugurada pelas 11h30, numa iniciativa que contará com a participação do Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde.
Segundo a autarquia, a escultura foi executada pelo atelier Relevo Ideia, de Carlos Monteiro, a através de uma parceria com a Associação Sete Sóis Sete Luas, e pretende “assinalar o encerramento das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 em Castro Verde”.
Iniciado em 2022, o programa comemorativo incluiu, ao longo de dois anos, um amplo conjunto de iniciativas, desde música, concertos e espetáculos e exposições, debates e conferências.
A iniciativa mobilizou a sociedade civil “através da constituição duma comissão municipal para o efeito, sob a coordenação do presidente da Câmara Municipal, António José Brito, e do historiador Constantino Piçarra”, acrescenta o município.