Castro Verde e Ourique celebram Batalha de Ourique

Batalha de Ourique

O 885º aniversário da Batalha de Ourique, que em 1139 consagrou D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal, é assinalado nesta quinta-feira, 25, com diversas iniciativas nos concelhos de Castro Verde e de Ourique.

Em Castro Verde, onde se encontra os local histórico da batalha, no alto de São Pedro das Cabeças, as comemorações são organizadas pela Câmara Municipal em parceria com o Exército Português e incluem uma cerimónia religiosa e outra militar.

Pelas 10h00, a Basílica Real recebe uma missa presidida pelo Patriarca de Lisboa e administrador apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, que foi pároco no concelho.

Depois, pelas 11h30, tem lugar a romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, onde se vai realizar uma cerimónia militar evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na batalha.

Em Ourique, as comemorações são igualmente organizadas pela Câmara Municipal e arrancam pelas 9h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira nacional e cante do hino de Portugal, com a participação das crianças do ATL, seguindo-se às 10h30 a iniciativa “Bibliobatalha – Celebração da Batalha de Ourique”, na Biblioteca Municipal.

Para as 18h30, no miradouro de Ourique, está prevista uma homenagem aos antigos funcionários da Câmara Municipal e a atuação do Grupo Coral de Ourique e do Coro Polifónico Orikanto.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima