Castro Verde assinala feriado municipal

Câmara de Castro Verde

A Câmara de Castro Verde assinala neste sábado, 29, o feriado municipal com uma cerimónia no Jardim do Padrão, que inclui homenagem ao historiador castrense José João Alves da Costa, popularmente conhecido como “Dr. Gito”.

A iniciativa arranca pelas 11h30, com a entrega de medalhas de bons serviços prestados aos trabalhadores do município que cumpriram, em 2024, um total de 15, 25 e 35 anos de serviço, seguindo-se um momento musical protagonizado pelos alunos da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Pelas 12h00, a Câmara de Castro Verde e a União de Freguesias de Castro Verde e Casével  homenageiam, a título póstumo, João José Alves da Costa, conhecido como Dr. Gito.

A cerimónia inclui a inauguração de uma peça de arte “evocativa da personalidade do historiador, como reconhecimento pela sua importante e inestimável contribuição para a investigação da história de Castro Verde e dos Campos de Ourique”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a homenagem resulta de uma proposta apresentada à Câmara Municipal e à União de Freguesias pelos cidadãos Fernando Caeiros, José Francisco Colaço Guerreiro, Joaquim Rosa e Carlos Júlio, “consumando-se agora com a inauguração de uma peça escultórica de autoria do artista Flávio Horta”.

A Câmara de Castro Verde lembra que Alves da Costa foi “um ilustre castrense que muito trabalhou para perpetuar a longa história do concelho de Castro Verde, publicando obras como O Termo de Castro Verde (volumes 1 e 2), os forais de Castro Verde, de Entradas e de Casével, bem como As visitações da Ordem de Santiago no concelho de Castro Verde no século XVI.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima