Câmara de Portalegre contra fecho de escolas

Câmara de Portalegre

A Câmara de Portalegre manifestou-se esta quarta-feira, 18, contra o possível encerramento de três escolas no concelho, promovendo uma sessão pública de esclarecimento em sinal de protesto contra a eventual proposta do Governo.
“Estamos a falar de escolas rurais que pertencem a pequenas freguesias e cujo papel da escola é muito importante para a manutenção e vivacidade dessas freguesias”, defendeu a vereadora Dulce Reis, em declarações aos jornalistas.
“Estamos a falar de crianças do pré-escolar e primeiro ciclo que terão de ser deslocalizadas para distâncias consideráveis e as escolas que provavelmente as poderiam receber como escolas de acolhimento são escolas que não têm melhores condições que as escolas de origem”, declarou.
A autarca falava à margem de uma sessão pública promovida pelo município no Centro de Artes e do Espectáculo de Portalegre (CAEP) contra o encerramento de escolas no concelho, iniciativa que reuniu várias dezenas de professores, encarregados de educação e autarcas.
Dulce Reis disse esperar, no entanto, que o Governo “repense” a sua posição, defendendo que o interior “merece um maior cuidado” por parte do Estado.
Segundo a Câmara de Portalegre, o Governo pretende fechar, no concelho, as escolas de Alagoa, Alegrete e Vale de Cavalos.
O Município de Monforte também já se manifestou contra o eventual encerramento da escola de Santo Aleixo, afirmando que “não vai ceder” perante o Ministério da Educação.
Contactado pela Lusa, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Armando Varela, explicou que no distrito de Portalegre estão sinalizadas 16 escolas com menos de 21 alunos.
No entanto, o presidente da CIMAA mostra-se "convicto" de que em função do "diálogo" que tem vindo a ser promovido entre o Ministério da Educação, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)e os municípios envolvidos, o número de escolas a encerrar "será inferior a dez".
As 16 escolas sinalizadas no distrito de Portalegre estão situadas nos concelhos de Avis, Gavião, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Monforte, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima