Apoiar as pessoas, famílias ou grupos do concelho em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão e descriminação é o objetivo do projeto “Radar Social”, que a Câmara de Ourique tem em implementação.
Fonte municipal adianta ao “CA” que o projeto representa um investimento de 150.468,65 euros, sendo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Trata-se de um programa para a criação de uma equipa de identificação e acompanhamento de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, sejam pessoas idosas ou pessoas com deficiência, tendo o intuito de encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada situação”, explica a autarquia.
De acordo com Câmara de Ourique, o projeto “tem como objetivo implementar um modelo de intervenção comunitária e de desenvolvimento local em estreita colaboração com a rede de parceiros para que possam ser dadas respostas mais céleres e assertivas aos problemas diagnosticados”.
No fim, continua a autarquia, pretende-se aumentar “o conhecimento sobre os grupos mais vulneráveis e assegurar o planeamento de respostas diferenciadas”.
A operacionalização do projeto “Radar Social” implica “um compromisso comum para o concelho e consiste na recolha de informação sistemática, análise social interpretativa, tendo em vista o conhecimento detalhado do território”, conclui o município.