Ocupar os jovens do concelho, com atividades “estruturadas e organizadas” em variadas áreas, no âmbito das competências da autarquia ou outras entidades, é o grande objetivo do programa “Ourique Mais Jovem”, que a Câmara Municipal acaba de lançar.
Em comunicado, a autarquia ouriquense explica que o programa é destinado aos jovens residentes no concelho, dos 18 aos 23 anos, “que não exerçam nenhuma ocupação profissional remunerada”.
A iniciativa, que decorre até final de agosto, pretende “a ocupação dos jovens, com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, no âmbito das competências da autarquia ou outras entidades, estimulando o seu contato com a realidade social e económica local, incutindo-lhes valores de empreendedorismo e participação na vida ativa”.
Nesse sentido, o programa irá “proporcionar oportunidades de conhecimento, de experienciação e de contacto nas áreas da juventude, educação, cultura, ambiente, património, turismo e outros de interesse social, comunitário e administrativo”.
Os jovens integrados no programa irão ter direito a uma bolsa no valor mensal de 310,24 euros, além de seguro de acidentes de trabalho.