Câmara de Odemira promove saúde do coração

Palestras, rastreios de saúde e atividades desportivas são alguns dos destaques da iniciativa “Tudo em Prol do Coração”, que a Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 24, para divulgar hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.

A iniciativa vai decorrer no cineteatro Camacho Costa e no Jardim Sousa Prado, sendo promovida pela autarquia enquanto membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

O programa arranca pelas 10h15, no cineteatro Camacho Costa, sendo dedicado durante a manhã à comunidade escolar. Neste período serão feitas as apresentações “Bate, bate coração”, pela psicóloga Carla Oliveira (10h30), “Em forma de amor”, pela enfermeira Sílvia Cunha (10h50), e do Serviço de Nutrição da ULSLA, pela nutricionista Dora Faria (11h30).

Durante a manhã está ainda previsto um debate, moderado pela enfermeira Ana Raquel Pereira.

A iniciativa prossegue de tarde, a partir das 14h30, com a realização de duas palestras direcionadas para a comunidade em geral, que abordarão temas como a insuficiência cardíaca, hipertensão e dislipidemia ou a diabetes e em que participam os médicos Teresa Bernardo, Cátia Albino e Diogo Chula, e os enfermeiros Mónica Raimundo, Luís Gomes e Vítor Gomes. A moderação estará a cargo do médico António Jimenez e da enfermeira Judite Belchior.

A partir das 17h00 as atividades vão decorrer no Jardim Sousa Prado, com a realização de rastreios de saúde pela Farmácia Confiança Odemira e uma ação de sensibilização sobre primeiros socorros e suporte básico de vida, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Odemira.

Para as 17h30 está agendado um showcooking sobre alimentação saudável, pela Escola Profissional de Odemira, seguindo-se uma aula de zumba pelo Vicentina Studio Fitness (18h45), um jantar volante (19h30) e uma caminhada noturna, com um percurso de cerca de cinco quilómetros (20h15).

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima