Um investimento total de quase 3,2 milhões de euros foi concretizado em várias escolas do concelho de Odemira, distrito de Beja, tendo ficado pronto no arranque do presente ano letivo de 2024-2025.
Em comunicado, a Câmara de Odemira destaca o investimento realizado no Centro Escolar de São Luís, que ascendeu a cerca de 2,2 milhões de euros, comparticipado pelo programa operacional regional Alentejo 2020.
O renovado espaço “abriu portas no primeiro dia do ano letivo” e “vem dotar a comunidade escolar de melhores condições de ensino”, frisa.
A par disso, a autarquia refere ter realizado “obras de manutenção e conservação dos edifícios e espaços escolares” nos vários agrupamentos, num investimento “estimado em cerca de um milhão de euros”, adquirindo ainda mobiliário escolar no valor “de cerca de 90.000 euros”.
No comunicado, o município lembra que também se encontra “em fase de contratação” a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve, “que incluirá jardim-de-infância e escola do 1º ciclo”.
A autarquia afirmou que tem ainda “em preparação” uma candidatura para a requalificação das escolas Secundária e Básica 2,3 Damião de Odemira, ambas na sede de concelho, e Básica 2,3 Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a Câmara de Odemira, neste novo ano letivo, o concelho regista “um aumento de 216 alunos” face a 2023-2024, “num total de 3.840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada”.
Este aumento de alunos “levou à criação de nove novas turmas”, estando a autarquia “a trabalhar para novas respostas de pré-escolar nos jardins-de-infância nas localidades de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio”, lê-se no comunicado.
Ainda na Educação, a autarquia estima, para 2024-2025, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros em ação social e em apoios à comunidade escolar.