Câmara de Odemira estabelece protocolo com Banda Filarmónica

A Câmara de Odemira e a Banda Filarmónica local estabeleceram um protocolo de colaboração neste ano de 2022, no valor de 36 mil euros e que visa a dinamização da Escola de Música e a realização de iniciativas de natureza cultural e educativa.

Segundo comunicado da autarquia odemirense, o programa de dinamização da Escola de Música “integra aulas gratuitas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, com a garantia de acesso aos instrumentos e a criação de turmas para crianças com idades a partir dos três anos”.

A par disso, serão promovidas “diversas atividades”, nomeadamente “ações de sensibilização e divulgação da escola de música junto da comunidade, audições, concertos abertos à comunidade, aquisição de instrumentos e a conservação da sede/instalações”.

Desde 1989 que a Banda Filarmónica de Odemira se dedica ao ensino gratuito da música, através da sua Escola de Música, “com enfoque nas crianças e jovens, desempenhando um papel fundamental na formação, divulgação, promoção e difusão da prática musical” no concelho.

No comunicado, a Câmara de Odemira lembra que um dos principais objetivos do atual mandato autárquico “incide em construir um concelho mais atrativo para a produção de conhecimento e inovação, com âncora no seu património cultural e natural”.

Um objetivo materializado, “em parte, num programa cultural estruturado, diversificado e acessível a todos, tendo por base o estabelecimento de parcerias com entidades locais e regionais, de forma a dotar os diferentes espaços e agentes, de melhores programas, capacidades e competências”.

Neste sentido, continua a autarquia, “é valorizado o trabalho da Banda Filarmónica, sendo a música um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e linguístico das crianças, facilitando a sua integração social e considerando que a aprendizagem musical é um direito essencial que deve ser acessível a todos”.

“Para o Município de Odemira são relevantes as iniciativas educativas que transcendem o contexto escolar, que contribuem para a formação dos indivíduos, tornando-os cidadãos críticos e participativos”, conclui a Câmara Municipal.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima