Câmara de Odemira apoia cultura e artes com mais de 1ME

Câmara de Odemira - apoios Odemira Criativa 2024

A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro global superior a um milhão de euros aos agentes culturais e artistas individuais do concelho, no âmbito do Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte.

Segundo adianta fonte municipal ao “CA”, o programa irá disponibilizar um apoio financeiro total de 1.063.563,00 euros, atribuído “após candidaturas dos agentes culturais e artistas em nome individual às várias medidas de financiamento enquadradas nos eixos ‘Indústrias Culturais e Criativas’, ‘Parcerias Culturais’ e ‘Residências Artísticas’”.

A Câmara de Odemira revela que receberam apoios financeiros um total de 42 associações locais, para apoio à criação artística, apoio à atividade e como parcerias culturais a projetos anuais e plurianuais para 2024 e 2025, no valor de 915.463,00 euros.

A par disso, continua, “estão também aprovados apoios em nome individual a 11 artistas do concelho, nas várias áreas de intervenção cultural, no valor total de 48.100,00 euros, que serão formalizados em breve”.

Além destas medidas, a autarquia odemirense tem previsto o apoio financeiro no âmbito das medidas “Impulso Jovem” e “Bolsa de criação artística”, assim como apoios pontuais.

A formalização do apoio financeiro aos agentes culturais decorreu na passada sexta-feira, 16, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro.

O Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte “é uma das ferramentas para a concretização do Plano Municipal de Cultura 2030, que procura fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho, através de um programa cultural estruturado que conjugue o património e saber fazer locais com a contemporaneidade, conteúdos pedagógicos e com a necessidade de fomentar a notoriedade de Odemira”, explica o município.

Nesse âmbito, o programa visa ser “um instrumento de apoio ao desenvolvimento do tecido artístico, cultural e recreativo local, promotor da criação e difusão artística e cultural no concelho”.

O objetivo é “alargar e adequar as medidas de apoio à Cultura, na perspetiva de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território, estruturando um suporte aos processos de criação, programação e acolhimento de artistas e atividades culturais”, acrescenta.

A Câmara de Odemira explica ainda que os agentes culturais, sejam pessoas coletivas sem fins lucrativos ou pessoas singulares, podem beneficiar destes apoios se tiverem sede e residência fiscal no concelho e estiverem devidamente enquadradas no Registo Municipal dos Agentes Culturais (REMAC).

Opinião

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Luís Menezes

22 de Março, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Francisco Martins Pulido (1815-1876) 

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima