Câmara de Mértola com campanha para poupar água

A Câmara de Mértola tem a decorrer uma campanha para sensibilizar a população do concelho a adotar práticas que, “através de pequenos gestos”, ajudem na poupança de água.

A campanha “Água: poupar hoje para ter amanhã” surge numa altura em que Portugal enfrenta uma situação de seca severa e pretende alertar os munícipes para a necessidade de terem “muito cuidado no consumo da água”, explica ao “CA” o presidente da autarquia.

Segundo o socialista Mário Tomé, “a água para consumo humano não falta na torneira a ninguém” em Mértola, “mas pode vir a faltar”.

Por isso, diz, “é preciso perceber antecipadamente o quão importante é tomar atitudes e, como em muita coisa na vida, a atitude individual de cada um é determinante para que as coisas funcionem coletivamente”.

Nesse sentido, a campanha da Câmara de Mértola apela aos munícipes, entre outros conselhos, à reutilização da água que se utiliza na lavagem de alimentos, ao conserto de fugas na canalização, a não desperdiçar água durante a rega ou à utilização de um balde na limpeza de quintais.

Tomar duches rápidos, lavar os dentes e as mãos com a torneira fechada, fazer a barba sem deixar a água a correr, utilizar a água de aquários para regar plantas ou só utilizar a máquina de lavar roupa com carga máxima são outros dos conselhos.

A par da campanha de sensibilização, a Câmara de Mértola também implementou medidas de poupança de água na sua atividade regular.

“Nas áreas verdes reduzimos significativamente a rega. E nos espaços públicos da câmara temos os funcionários muito mais alerta e atentos à utilização de água”, revela Mário Tomé.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima