A Câmara de Ferreira do Alentejo assumiu, desde domingo, 1, a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) local, no âmbito do processo de descentralização de competências do Governo para autarquias no domínio da Ação Social.
Segundo a autarquia, o SAAS é um serviço “de proximidade à população”, tendo por objetivo “informar, aconselhar, orientar e encaminhar as famílias e pessoas individuais, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades”.
A mesma fonte acrescenta que o SAAS dá resposta a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e o atendimento em situação de Emergência Social.
O atendimento e acompanhamento passará a realizar-se nas instalações da sua Divisão Social, na rua Visconde de Ferreira, 36, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
Já os munícipes que pretendam solicitar prestações sociais, pensões, abonos de família, subsídios ou o acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, ao Fundo de Garantia, ao Complemento Solidário para Idoso e ao Apoio ao Cuidador Informal devem continuar a dirigir-se ao Serviço Local de Segurança Social de Ferreira do Alentejo.