Responder às necessidades dos vários atores e preparar o concelho para os desafios do século XXI são duas das metas da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Castro Verde, que é apresentada nesta quinta-feira, 10, em reunião do executivo da autarquia.
A sessão pública extraordinária do está agendada para as 18h00, numa reunião em que será apresentada a proposta de revisão do PDM de Castro Verde e deliberado o início do período de discussão pública do documento.
Segundo a Câmara de Castro Verde, este processo de planeamento do território foi iniciado “no ano de 2020 e tem passado por várias etapas necessárias nos termos legais, que cumprem agora mais uma etapa com a apresentação da proposta de revisão do PDM de segunda geração”.
A proposta “demonstra, de forma atualizada e articulada, o resultado da concertação setorial efetuada, com o objetivo de a sujeitar ao período de discussão pública”, acrescenta.
A autarquia refere ainda que o atual PDM remonta a 1993 e a sua revisão define “um conjunto de novas estratégias e instrumentos de gestão territorial, que possibilitem responder às necessidades dos vários atores e preparar o concelho para os desafios do século XXI”.
Nesse âmbito, o documento considera “os valores da sustentabilidade e a capacidade de integrar as questões demográficas, sociais, energéticas, económicas e ambientais num território que está classificado como Reserva da Biosfera”.
“Este processo é um passo muito importante para a definição do ordenamento de território do concelho, justificando, por isso, uma ampla participação de todos os cidadãos”, reforça o município.
A Câmara de Castro Verde anuncia ainda que irá promover, “em data a anunciar”, uma sessão pública “de apresentação e debate” da proposta de revisão do PDM.