A Câmara de Castro Verde vai ter um novo Gabinete Municipal de Associativismo e Juventude, para “aprofundar a dinâmica de relação” com o movimento associativo local e com os jovens do concelho.
“Temos um movimento associativo forte, dinâmico, com uma diversidade de respostas de dinâmicas de atividade, e é nosso objetivo organizar melhor a articulação que o município faz com o tecido associativo”, explica ao “CA” o vice-presidente da Câmara de Castro Verde, David Marques.
Segundo o autarca, o novo gabinete abrange igualmente “a dimensão” da Juventude, “que é uma prioridade definida pelo município para a intervenção autárquica, tendo em conta os desafios dos jovens ao nível da sua participação e do seu envolvimento na vivência comunitária”.
Para tal, continua, o Gabinete Municipal de Associativismo e Juventude da Câmara de Castro Verde contará com uma equipa técnica, que irá dar resposta, entre outras, “no apoio à instrução de candidaturas, no acesso a financiamentos ou no desenho de projetos e atividades”, afiança David Marques.
O novo gabinete é apresentado publicamente neste sábado, 2, durante o Encontro de Associativismo do Concelho de Castro Verde, que se realiza a partir das 15h00, no Fórum Municipal, numa parceria da autarquia com a Federação das Coletividades do Distrito de Beja (FCDB).
A iniciativa inclui ainda um debate sobre associativismo, a apresentação do Guia de Associativismo de Castro Verde, que foi desenvolvido no âmbito do projeto “Castro+Vivo”, e a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a FCDB.