A Câmara de Aljustrel está preocupada com o estado em que se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana, considerando ser necessário intervir no edifício.
O estado da igreja levou mesmo a autarquia a solicitar à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo uma reunião e uma visita técnica ao edifício, que aconteceu na passada semana.
Em comunicado, a Câmara de Aljustrel lembra que a igreja é propriedade da Diocese de Beja, “não estando assim a sua conservação e manutenção na alçada do município”.
O objetivo da autarquia com a visita “foi, mais uma vez, manifestar a sua preocupação e alertar para a necessidade de se intervir neste edifício emblemático do concelho de Aljustrel, da região e do país”.
A Câmara de Aljustrel refere ainda estar “empenhada em encontrar um caminho que envolva as diferentes entidades interessadas na recuperação deste importante património”, sendo que na reunião “reiterou, tal como a CCDR do Alentejo, a sua total disponibilidade para colaborar em tudo aquilo que estiver ao seu alcance e dentro das suas competências”.
A autarquia adianta igualmente que já tinha reunido com a Diocese de Beja e com a extinta Direção Regional de Cultura, anunciando que irá também expor esta situação à Direção Geral do Património Cultural.