A União de Freguesias de Albernoa e Trindade (UFAT), no concelho de Beja, acaba de concluir os trabalhos de reparação e pintura da igreja da aldeia da Trindade, datada do século XV.
Segundo a União de Freguesias, “na falta de disponibilidade da congregação religiosa que tem o monumento a seu cargo”, foi a autarquia e voluntários locais que intervencionaram a Igreja da Santíssima Trindade.
Numa primeira fase, a UFAT “efetuou uma série de recuperações do espaço exterior, nomeadamente trabalhos de pedreiro e de reparação de danos que a estrutura demonstrava”.
“Já durante o mês de agosto vários populares, em conjunto com os assistentes operacionais da União das Freguesias efetuaram trabalhos de caiação e pintura deste monumento que é o mais importante da aldeia”, acrescenta a mesma fonte.
Para o presidente da UFAT, Carlos Casimiro, a obra “devolve dignidade” à igreja, destacando a “participação dos populares” no processo, que “foi importante e complementou o papel que a União das Freguesias que tomou esta tarefa em mãos, antes que a degradação atingisse dimensões mais preocupantes”.