Beja e Odemira celebram Dia da Proteção Civil

As câmaras de Beja e de Odemira promovem ao longo dos próximos dias diversas iniciativas para celebrar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinalou nesta terça-feira, 1 de março.

Em Beja, as comemorações arrancam nesta quarta-feira, 2, com a inauguração, na Casa da Cultura e na Biblioteca Municipal, da exposição de fotografia “Bombeiros de Beja – Uma viagem ao Passado”, que pretende homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja e a sua corporação.

No dia 12 de março, pelas 15h30, tem lugar a visita guiada “Pela Cidade, atrás do Fogo”, em que os participantes vão percorrer os locais dos grandes incêndios em Beja acompanhados pelo comandante da corporação bejense.

Para dia 15 está previsto o lançamento do jogo “Superherói por um Dia”, que pretende sensibilizar os mais novos “para os diferentes riscos” e incentivá-los a “adotar comportamentos de prevenção e de autoproteção”.

Por último, nos dias 22 e 29 de Março, decorrerá a ação de rua “Os Riscos na Tua Cidade”, aberta à população em geral e em que cada participante “terá a oportunidade de ser agente de proteção civil e marcar a diferença na sua cidade de Beja”.

Por sua vez, em Odemira serão promovidas ao longo do mês diversas atividades dirigidas à população em geral ou a grupos específicos, sob o lema “Cidadão em ação aposta na prevenção”.

O arranque da iniciativa será marcado por uma exposição de meios operacionais dos agentes de proteção civil que operam no  concelho, a decorrer nesta quarta-feira, 2, a partir das 10h00 na zona ribeirinha de Odemira, com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Odemira, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Colos, ICNF, GNR, Capitania de Sines e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

No total, serão 23 meios terrestres e aquáticos, 52 operacionais e um espaço onde serão desenvolvidas ações de sensibilização, num evento aberto a toda a comunidade e que tem confirmada a presença de 250 alunos dos agrupamentos escolares e instituições locais.

As comemorações prosseguem no dia 9 de março, com o webinar “Boas Práticas de Evacuação em situação de emergência” (17h00), dirigido a pessoal docente e não docente.

No dia 11, pelas 10h00, tem lugar um simulacro de incêndio urbano dirigido a alunos, pessoal docente e não docente da EB 2,3 de São Teotónio, enquanto no dia 14, às 21h00, se realiza novo webinar, este sobre “Boas Práticas Queimas e Queimadas”, dirigido à população em geral.

A 17 de Março, entre as 10h00 e as 14h00, terá lugar uma ação de formação de manuseamento de extintores, dirigida a trabalhadores da Câmara Municipal, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

A ação de sensibilização “Sinais de alerta – Doenças Súbitas”, dirigida a alunos do projeto municipal de desporto sénior “Viver Activo”, é a proposta para dia 22, às 10h00, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Odemira.

Finalmente, no dia 25 terá lugar a ativação da Linha Municipal de Proteção Civil.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima