As câmaras de Beja e de Castro Verde promovem ao longo dos próximos dias diversas iniciativas para assinalar o Dia dos Monumentos e Sítios, que se celebra nesta segunda-feira, 18.
As iniciativas contam com o apoio da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e do ICOMOS Portugal, sendo que em Beja, a partir das 9h30, serão realizadas visitas guiadas a Pisões para escolas e comunidade.
Durante a tarde, pelas 15h00, será feita uma apresentação da plataforma de Turismo Acessível, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, seguindo-se uma conferência com a investigadora Teresa Ricou sobre a antiguidade tardia e o início do período islâmico nos territórios de Beja.
Por sua vez, em Castro Verde entre as 18h00 e as 20h00 desta segunda-feira, 18, realiza-se a iniciativa “A Basílica Real e a Batalha de Ourique: As Origens”, que consiste numa visita-guiada às obras em curso da Basílica Real de Castro Verde, durante a qual será efetuado um enquadramento histórico da sua construção pelo professor Rui Santana e pelo padre Luís Miguel Fernandes .
Na terça-feira, 19, também entre as 18h00 e as 20h00, decorre a iniciativa “A Basílica nos Dias de Hoje: Restauro e Classificação como Monumento Nacional”, numa visita-guiada às obras em curso na Basílica Real que conta com a explicação das várias fases da empreitada pelo historiador Constantino Piçarra e pelo padre Luís Miguel Fernandes.
Finalmente, na quarta-feira, 20, os alunos do ensino secundário terão a oportunidade de participar numa visita-guiada às obras de restauro da Basílica Real (9h00) e depois ao sítio de São Pedro das Cabeças (11h00), local histórico da Batalha de Ourique, na companhia de José Francisco Colaço Guerreiro.