Beja e Castro Verde assinalam Dia dos Monumentos e Sítios

As câmaras de Beja e de Castro Verde promovem ao longo dos próximos dias diversas iniciativas para assinalar o Dia dos Monumentos e Sítios, que se celebra nesta segunda-feira, 18.

As iniciativas contam com o apoio da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e do ICOMOS Portugal, sendo que em Beja, a partir das 9h30, serão realizadas visitas guiadas a Pisões para escolas e comunidade.

Durante a tarde, pelas 15h00, será feita uma apresentação da plataforma de Turismo Acessível, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, seguindo-se uma conferência com a investigadora Teresa Ricou sobre a antiguidade tardia e o início do período islâmico nos territórios de Beja.

Por sua vez, em Castro Verde entre as 18h00 e as 20h00 desta segunda-feira, 18, realiza-se a iniciativa “A Basílica Real e a Batalha de Ourique: As Origens”, que consiste numa visita-guiada às obras em curso da Basílica Real de Castro Verde, durante a qual será efetuado um enquadramento histórico da sua construção pelo professor Rui Santana e pelo padre Luís Miguel Fernandes .

Na terça-feira, 19, também entre as 18h00 e as 20h00, decorre a iniciativa “A Basílica nos Dias de Hoje: Restauro e Classificação como Monumento Nacional”, numa visita-guiada às obras em curso na Basílica Real que conta com a explicação das várias fases da empreitada pelo historiador Constantino Piçarra e pelo padre Luís Miguel Fernandes.

Finalmente, na quarta-feira, 20, os alunos do ensino secundário terão a oportunidade de participar numa visita-guiada às obras de restauro da Basílica Real (9h00) e depois ao sítio de São Pedro das Cabeças (11h00), local histórico da Batalha de Ourique, na companhia de José Francisco Colaço Guerreiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima