BE defende construção de novo SUB em Castro Verde

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) apresentou na Assembleia da República, na passada semana, um projeto de resolução onde propõe ao Governo a construção de um novo edifício para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde.

No projeto de resolução, enviado ao “CA”, os deputados do BE lembram que o SUB de Castro Verde “é a primeira linha de resposta a situações de urgência, de cariz médico e não cirúrgico, podendo embora realizar pequenas cirurgias” e permitindo “o atendimento das situações urgentes com maior proximidade das populações”.

Os bloquistas acrescentam que este SUB presta “um serviço que engloba as populações de oito concelhos” (Castro Verde, Aljustrel, Ourique, Almodôvar e Mértola, assim como de partes de Odemira, Santiago do Cacém e Loulé), sendo “a urgência básica do distrito com mais capacidade de resposta à população”.

“Para além da Urgência do Hospital de José Joaquim Fernandes, em Beja, Castro Verde é o maior e o único verdadeiro SUB do distrito”, respondendo “a cerca de 40 mil pessoas”, argumenta o BE.

Os deputados lembram ainda que, num comunicado da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a presidente do conselho de administração da instituição “considera que as atuais instalações deste SUB são insuficientes para dar resposta à população dos concelhos”, sendo “muito importante o seu alargamento”.

Nesse sentido, o BE defende que o Governo proceda, em conjunto com a ULSBA, “a um levantamento de necessidades para o SUB de Castro Verde” e proceda, “tendo em conta o levantamento de necessidades, à construção de um novo edifício para a instalação do SUB de Castro Verde capaz de dar resposta à área de influência”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima