Um total de 12 viaturas elétricas vai passar a estar ao serviço de seis autarquias do Baixo Alentejo, assim como da EMAS de Beja e da CIMBAL, no âmbito da terceira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.
As câmaras de Beja, de Castro Verde e de Ferreira do Alentejo vão receber duas viaturas cada, enquanto as de Ourique e de Serpa recebem uma.
Também a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) terão uma viatura cada ao seu serviço.
Segundo a CIMBAL, as viaturas chegam à região no regime de aluguer operacional durante 48 meses, “na sequência da celebração do acordo-quadro para aluguer operacional de veículos elétricos e híbridos” e dos “financiamentos aprovados das candidaturas submetidas pelas câmaras municipais”.
A CIMBAL acrescenta que o processo “decorreu ao abrigo da terceira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, financiado pelo Fundo Ambiental”.
Nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal “desenvolveu um processo de negociação prévia centralizada ao abrigo da sua central de compras, assegurando preços consideravelmente inferiores, proporcionando a renovação de veículos antigos ‘a combustão’ das frotas municipais, substituídos por viaturas mais eficientes e sem emissão de carbono”.