Os autarcas do Baixo Alentejo defenderam, na passada semana, junto da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, um maior investimento público nas acessibilidades da região.
A reunião entre os autarcas, através da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e os dois governantes realizou-se na passada semana, em Beja.
Na ocasião, os eleitos aludiram à “necessidade de concretização do IP 8”, defendendo ainda “a evolução do projeto de modernização/eletrificação” da linha ferroviária entre Beja e Casa Branca, “com construção do ramal ao aeroporto de Beja e a possibilidade de maior utilização desta infraestrutura”, revela a CIMBAL em comunicado.
Durante a reunião foi igualmente “efetuado um ponto de situação sobre a execução do Portugal 2020”, assim como sobre “os constrangimentos que a têm inibido e eventuais propostas de solução”.
“Por parte das autarquias do Baixo Alentejo, ficou demonstrado o empenho e comprometimento na total execução dos fundos comunitários destinados ao nosso território, aproveitando todas as oportunidades”, afiança a CIMBAL.
Os autarcas também “sensibilizaram os membros do Governo para as atuais condições de mercado das obras públicas, as constantes revisões de preço a que algumas empreitadas têm sido sujeitas e as demoras resultantes dos procedimentos de obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas, que colocam em risco o cumprimento dos cronogramas”, acrescenta.
Segundo a CIMBAL, os dois governantes “apresentaram algumas propostas e acolheram as sugestões de solução para os problemas evidenciados, que obstam à boa concretização do Portugal 2020”, sendo que os respetivos gabinetes, “em conjunto com outros membros do Governo, irão avaliar a possibilidade da sua implementação, no mais breve espaço de tempo”.
Na reunião em Beja foi ainda efetuada “uma breve explanação sobre o próximo período de programação”, o Portugal 2030, e sobre “os desafios para as comunidades intermunicipais e para os municípios que as constituem”.