Autarcas de Freguesia do distrito reuniram em Beja

ANAFRE Beja - encontro distrital_Março 2023

Cerca de meia centena de autarcas de freguesia de todos os concelhos do distrito de Beja estiveram reunidos no passado sábado, 11, em Beja, num encontro promovido pela Delegação de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

No encontro, em que marcaram presença diversos presidentes de câmara e também os vice-presidentes da ANAFRE, Jorge Amador e Nuno Gaudêncio.

Segundo adianta ao “CA” o coordenador da ANAFRE de Beja, Vítor Besugo, a transferência de competências dos municípios para as freguesias foi um dos temas mais quentes do encontro, “pois apesar de já se encontrar em vigor há cerca de três anos e meio, ainda existe um caminho longo a percorrer”.

“No distrito de Beja, apenas metade dos concelhos já realizam a transferência de competências, faltando ainda Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ourique, Serpa e Vidigueira”, sublinha Vítor Besugo.

O também presidente da Junta de Freguesia de Beringel (Beja) recorda ainda “que esta transferência de competências tem por base um acordo celebrado entre a ANAFRE, a Associação Nacional de Municípios e o Governo”.

O coordenador da ANAFRE em Beja diz que no debate esteve também em destaque “a perspetiva de as juntas de freguesia poderem vir a beneficiar de apoios comunitários no âmbito do Portugal 2030”.

Nesse âmbito, continua, foram apresentados durante o encontro “os oito eixos enviados pela ANAFRE à ministra da Coesão Territorial [Ana Abrunhosa] e recolhidos contributos em áreas e intervenções que as freguesias consideram de grande importância e âmbito das suas competências próprias”.

Opinião

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima