O presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, defende um reforço do efetivo da GNR no concelho, para “garantir uma presença policial ajustada às necessidades do território”.
A reivindicação foi apresentada pelo autarca socialista nesta quarta-feira, 19, durante uma reunião em Lisboa com o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correio.
Segundo diz ao “CA” o edil, “em Ourique os índices de criminalidade são baixos e manter esta realidade é essencial para assegurar a tranquilidade dos residentes e o normal funcionamento das atividades económicas e socais”.
No entanto, diz, “a falta de efetivos e de viaturas operacionais compromete o patrulhamento regular e a capacidade de intervenção em tempo útil, deixando a população mais vulnerável”.
Marcelo Guerreiro acrescenta que, apesar da segurança ser “uma responsabilidade do Estado central”, o município “não se demite da responsabilidade de defender os interesses da sua população”.
“Continuaremos a desenvolver diálogo institucional e ações concretas junto das entidades competentes, assegurando que esta questão permanece uma prioridade na agenda pública, em nome da segurança e do bem-estar de todos”, conclui o autarca.