Autarca de Aljustrel e a falta de médicos no concelho. “Exigem-se resultados imediatos”

Em entrevista ao “CA”, o presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles, explica as razões que o levaram a escrever uma carta aberta ao ministro da Saúde.

Em dezembro de 2022 a Câmara de Aljustrel já tinha solicitado reunião ao Ministério da Saúde devido à falta de médicos no concelho. Esta nova carta aberta decorre de uma falta de resposta a essa solicitação de há nove meses ou tem outras razões?

Existiu resposta do Governo e a reunião anterior foi realizada com o secretário de Estado da Saúde [Ricardo Mestre], mas os resultados, entretanto, não foram minimamente satisfatórios. Exigem-se resultados imediatos e não apenas remedeios ou soluções que terão efeitos práticos só daqui a vários anos.

Agora temos que “correr atrás do prejuízo” e urge implementar medidas que respondam de forma eficaz às necessidades das populações.

Qual a sua maior preocupação na área da Saúde em Aljustrel?

A maior preocupação, não sendo a única, é com a falta de médicos de família. Um em cada três habitantes do concelho não tem acesso a médico de família, situação que não podemos aceitar, porque coloca em causa o acesso universal ao SNS, que foi uma das maiores conquistas da nossa democracia. A necessidade de deslocação para Castro Verde nas “urgências” também é uma grande preocupação, visto que entendemos que o Centro de Saúde local tem excelentes condições para que esse serviço possa ser prestado em Aljustrel, sem necessidade das pessoas se deslocarem para fora do concelho, até porque estamos a falar de populações envelhecidas, com baixos rendimentos e sem acesso a transportes públicos de qualidade.

Sente que o Governo/Estado não tem acompanhado o esforço da autarquia em matéria de Saúde?

Claramente que não. Nem o atual, nem os anteriores governos! Ao longo dos anos esta situação foi-se agravando, o que era muito previsível, e não foi minimamente acautelada. Agora temos que “correr atrás do prejuízo” e urge implementar medidas que respondam de forma eficaz às necessidades das populações. A autarquia já está a fazer a sua parte e tem aprovado o Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos no Concelho de Aljustrel, resposta municipal que concretiza a atribuição de apoios à aquisição e aluguer de habitação e deslocação de médicos no concelho.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima