A Assembleia da República a petição sobre acessibilidades na região apresentada pela Plataforma Alentejo na próxima quarta-feira, 28, a partir das 15h00, em reunião plenária.
Em comunicado, a Plataforma Alentejo lembra que a petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional” apresenta “um conjunto de prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo”.
Entre outras prioridades, a plataforma “exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional” e considera “prioritária a eletrificação e modernização das ligações ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira/ Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes”.
Na petição, a Plataforma Alentejo reclama ainda “a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz)”.