A União de Freguesias de Castro Verde e Casével (UFCVC) já lançou o concurso público para as obras de remodelação do antigo cinema da vila, que será transformado num salão sócio-cultural. O concurso público decorre até quinta-feira, 17, e a empreitada tem um preço-base de 185230,10 euros (mais IVA).
Segundo o concurso, consultado pelo “CA”, a empreitada tem um prazo de execução de 270 dias e visa “retornar a dar o destaque que o espaço merece”, depois de entre os anos 40 a 90 do século XX ter sido “um local de impacto cultural na vila”, onde era a única sala de espectáculos.
“Não existe em Castro Verde um espaço com aquelas dimensões que permita fazer eventos com a lotação de 200/300 pessoas. Pensamos que poderá receber fóruns, congressos, exposições, feiras temáticas, concertos, convívios, jantares de grupo, desporto indoor, etc. Irá resolver uma lacuna que existe em Castro Verde”, sublinha ao “CA” António José Paulino, presidente da UFCVC.
“Não existe em Castro Verde um espaço com aquelas dimensões que permita fazer eventos com a lotação de 200/300 pessoas.”
António José Paulino | presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével
A obra terá uma comparticipação comunitária de 80%, através da medida “Renovação de Aldeias” do PDR 2020, apoio que António José Paulino considera ser “crucial” para a concretização da requalificação do edifício, adquirido pela UFCVC no anterior mandato, de gestão CDU.
“O anterior executivo entendeu fazer este investimento, adquirindo o imóvel por um valor que consideramos exagerado e, por conseguinte, era imperativo conseguir apoio externo para a sua requalificação, neste caso fundos comunitários”, diz o autarca.