Antiga professora na Trindade homenageada em documentário

A professora Mariana Júlia dos Santos foi homenageada pela União das Freguesias de Albernoa e Trindade (UFAT), no concelho de Beja, com a realização de um documentário sobre os seus mais de 30 anos de carreira entre as décadas 50 e 90 do século XX.

Em comunicado, a União das Freguesias revela que o documentário, realizado por Hélder reis e Nelson Patriarca, pode ser visto no YouTube através do link https://www.youtube.com/watch?v=ifa6ebjOkR0, passando em revista a carreira da professora e a muitas das vivências que Mariana Júlia dos Santos “teve no Cantinho da Ribeira, na Trindade e em Albernoa”.

Mariana Júlia dos Santos nasceu em 1936 no Monte da Mina, no Cantinho da Ribeira, e iniciou a sua carreira de professora a 14 de janeiro de 1956, que se prolongou até 1992, quando terminou na Trindade.

“Ao longo dos anos ficou conhecida como a professora do Cantinho da Ribeira, escola primária onde lecionou 10 anos e onde foi professora de muitas gerações de residentes

nestes montes, outrora muito povoados”, nota a UFAT no comunicado.

A autarquia acrescenta que atualmente com 85 anos, Mariana Júlio dos Santos “ainda vive no ‘seu’ Cantinho da Ribeira, onde faz as suas lides diárias, escreve e pinta”.

Além da edição do documentário, e para assinalar a data, o presidente da UFAT, Carlos Casimiro, entregou na sexta-feira, 14, à antiga docente “um reconhecimento público pela sua carreira e pelo papel que teve enquanto cidadã e professora na freguesia”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima