A Delegação Distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) defende a necessidade de “celeridade em todo o processo” em todo o processo de desagregação de freguesias em curso.
A matéria esteve em discussão na passada semana, durante uma reunião do Conselho Diretivo da delegação, que contou ainda com a presença o vice-presidente da ANAFRE, Jorge Amador.
Segundo adianta ao “CA” o coordenador da Delegação de Beja da ANAFRE, Vítor Besugo, no distrito “deram entrada 12 processos de desagregação [de freguesias] na Assembleia da República, sem que ainda nada se saiba, pelo que é importante pedir celeridade em todo o processo”.
O também autarca em Beringel (Beja) adiantou ainda que durante a reunião foi decidido realizar o próximo Encontro de Autarcas de Freguesia de Beja “no início de 2024” e “alcançar durante este ano os 100% de associados” no que ao distrito diz respeito.
Vítor Besugo, eleito pelo PS, disse igualmente que durante a reunião os presentes lamentaram “a ausência de informação sobre o aviso de candidaturas por parte das junta de freguesia a fundos comunitários da União Europeia, no próximo quadro comunitário Portugal 2030”.