Ambientalistas pedem restauração da ribeira do Vascão

Ribeira do Vascão_Patrícia Garcia Pereira

A ribeira do Vascão, que atravessa os concelhos de Mértola e Almodôvar, é um dos 11 cursos de água europeus que devem ser restaurados para diminuir os impactos da seca e favorecer a biodiversidade.

Segundo a Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature (ANP/WWF), esta ribeira está incluída no relatório “Rivers2Restore”, publicado na passada semana e que inclui 11 projetos de recuperação de rios em Portugal, Áustria, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Letónia, Países Baixos, Roménia, Eslováquia e Espanha.

O projeto previsto para a ribeira do Vascão prevê a “eliminação de 17 barreiras fluviais obsoletas” ao longo da totalidade do seu trajeto, precisa, frisando que a ausência de barreiras favorece “o funcionamento do ecossistema fluvial através do restauro da conectividade ecológica e aumento da disponibilidade de habitats”.

A eliminação dos obstáculos trará uma “melhoria das rotas migratórias dos peixes”, proporcionará “habitats para outras espécies, como a lontra europeia”, e melhorará “a qualidade e disponibilidade de água”, fatores que, destaca, podem depois incentivar a criação de mais emprego e mais receitas de turismo.

Foto: DR_Patrícia Garcia Pereira

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima