Alunos de Odemira premiados no Concurso de Jovens Cientistas

Odemira - jovens cientistas 2023

Quatro dos cinco projetos apresentados por 11 alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Odemira no 17º Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu na cidade do Porto no início deste mês de junho, foram premiados pelo júri da competição, constituído por investigadores das diferentes áreas da ciência e da tecnologia.

Segundo adianta ao “CA” a professora Paula Canha, responsável pelo Clube de Ciência Viva/BIGEO, do Agrupamento de Escolas de Odemira, um dos premiados foi o projeto “Potencial de fungos para biodegradação de polietileno”, das alunas Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, que conquistou o quinto prémio, no valor de 400 euros, e a direito a participar na Feira Nacional de Itália, em Milão.

Já o projeto “Atividade anticarcinogénica do eugenol em Dugesia gonocephala”, recebeu uma menção honrosa, enquanto o projeto “Uso de óleos essenciais para prevenir e tratar mastites em bovinos”, de Leonor Viana, foi premiado com a participação na Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem, na Suíça.

Por sua vez, o projeto “A acácia-de-espigas tem um inimigo natural em Portugal?”, de Beatriz Alves e Maria Rita Costa, recebeu como prémio uma viagem para a feira Zientzia Azoka, em Bilbau (Espanha).

Além destes jovens, representaram também o Agrupamento de Escolas de Odemira na competição as alunas Tânia Ramos e Mariana Morais, com o projeto “Impacto da comunicação na reeducação alimentar”.

“Terem ganho três viagens, um dos prémios principais e ainda duas menções honrosas, é notável, já que Odemira apresentou cinco projetos num total de quase 70 projetos selecionados a nível nacional”, destaca a professora Paula Canha.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima