Almodôvar lança projeto para combater alterações climáticas

A Câmara de Almodôvar vai elaborar uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho, que visa identificar as vulnerabilidades atuais do território nesta área e definir ações concretas de intervenção.

Segundo o presidente da autarquia, o projeto nasceu da perceção “da importância das alterações climáticas” e das “especificidades” do território do concelho, o que o levou o município a apresentar, em 2020, uma candidatura ao programa EEA Grants, através do qual Islândia, Liechtenstein e Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

António Bota acrescenta que a candidatura para elaborar a estratégia municipal foi aprovado no âmbito do aviso de concurso “SGS#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local”, financiado pelo programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, destinado a projetos inovadores e estruturantes para o país nas áreas do ambiente, alterações climáticas e economia de baixo carbono.

O objetivo é “promover o bom estado ambiental dos ecossistemas e reduzir os efeitos adversos da poluição e de outras atividades humanas nocivas ao ambiente”, explica o autarca.

Nesse sentido, continua, no desenvolvimento desta estratégia em Almodôvar “serão tidas em consideração as especificidades do território, a metodologia ClimAdaPT.Local e a promoção de um processo mobilizador da comunidade local e entidades regionais”.

A trabalhar no projeto vai estar uma equipa de técnicos da Câmara Municipal e da empresa SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

António Bota revela que será esta equipa a responsável “por realizar um diagnóstico das vulnerabilidades à escala concelhia, promover a participação da comunidade na elaboração e implementação da estratégia e definir ações concretas de adaptação aos impactos mais relevantes”.

“Complementarmente, será desenvolvido um estudo prévio de integração da Estratégia no processo de atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que se encontra a decorrer”, acrescenta.

O arranque da elaboração da  Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho de Almodôvar está previsto para as 10h00 desta sexta-feira, 14, com uma sessão participativa sobre as vulnerabilidades locais atuais e futuras em matéria de alterações climáticas, que será transmitida em direto na página oficial da autarquia no Facebook.

De acordo com António Bota, a sessão participativa terá como objetivo “potenciar a discussão e a recolha de contributos, por parte das entidades locais e regionais convidadas, que possam enriquecer o diagnóstico à escala concelhia, aprofundando o conhecimento sobre as vulnerabilidades locais atuais e futuras em matéria de alterações climáticas”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Odemira promove cidadania ambiental

Alertar as comunidades “para o problema dos resíduos”, para que os cidadãos “se tornem agentes de mudança”, é o grande objetivo do projeto “A Rua

Role para cima