Almodôvar cria Centro de Recursos Interativos e Educativos

A Câmara de Almodôvar acaba de criar o Centro de Recursos Interativos e Educativos de Almodôvar (CRIE’A), instalado no Fórum Cultural da vila e que “conjuga o saber aliado ao mundo ao mundo tecnológico e às terapias individualizadas ou em grupo”.

A funcionar de segunda a sexta-feira para crianças e jovens (e respetivas famílias), o novo espaço conta com impressoras de duas e três dimensões, assim como equipamentos de robótica e realidade virtual.

O CRIE’A disponibiliza ainda um painel interativo, para promover “momentos de experimentação, aprendizagem e partilha”, e em breve contará com uma componente de preservação ambiental.

Em declarações ao “CA”, o presidente da Câmara de Almodôvar explica que este projeto permite “a disponibilização de meios digitais, que complementam e acrescentam mais-valias à educação tradicional”.

“É fundamental iniciar o processo de ensino atual às novas exigências dos estudantes, da geração atual para as gerações vindouras, para lhes dar motivação para serem os futuros líderes”, acrescenta António Bota.

A comunidade educativa poderá recorrer aos serviços disponibilizados no CRIE’A para a dinamização de variadas atividades ou para ações com alunos com dificuldades de aprendizagem para terapias específicas.

De acordo com a vereadora Ana Carmo, responsável pelo pelouro da Educação na Câmara de Almodôvar, este novo espaço acaba por “conjugar o saber aliado ao mundo ao mundo tecnológico e às terapias individualizadas ou em grupo”.

“Este trabalho é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por técnicos de áreas distintas da Educação, como Psicologia, Ciências da Educação, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Educação Especial e Inglês”, revela a eleita.

Ana Carmo sublinha ainda o facto do CRIE’A surgir num momento em que é “fundamental preparar os alunos, famílias e demais comunidade educativa com competências de literacia digital, bem como a aquisição de competências que, por via regular, não são adquiridas”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima